FcCpC & a turma SG1A do 1.º ano [2017-18]

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Introdução

 

Em 2017-18, a turma SG1A do 1º ano, do 1º ciclo, da professora Arminda Jerónimo da Escola EB1 de S. Gonçalo, integrará um projeto pioneiro designado “Filosofia com Cinema para Crianças” da autoria e responsabilidade da professora Elsa Cerqueira*.
A “Filosofia com Cinema para Crianças” tem como finalidade primacial potenciar uma formação que inclua o questionamento filosófico a partir da “imagem animada”, ou seja, o Cinema.
A sua premissa radica no pressuposto de que as crianças não são espetadores passivos, meros recetáculos de informação, paradigma predominante no modelo de ensino psitacista, mas seres ativos no desenvolvimento das suas competências ou habilidades cognitivas, afetivas e conativas.
As crianças são, por natureza seres questionadores, filósofos em potência, e só uma pedagogia criativa que eduque e estimule simultaneamente a visão, o olhar, – ou não vivêssemos numa sociedade cujo paradigma é a linguagem audiovisual – e as habilidades inerentes ao pensar é que poderá estimular o desenvolvimento de cidadãos críticos e interventivos.
Deste modo, a narrativa literária de Matthew Lipman – fundador do curso de Filosofia para Crianças nos Estados Unidos – , cede lugar à narrativa fílmica.
Entre o real e a ficção, entre a “verdade” e a “mentira”, há nas imagens espaços geográficos, mentais, cromáticos, visuais, sonoros, que convocam desde a infância a curiosidade e o espanto filosóficos.
A aula é concebida como uma comunidade de investigação e o professor um potenciador de interrogações filosóficas. E dos “filósofos de palmo e meio” espera-se que desabrochem inúmeros “porquês” sobre o eu, a amizade, o outro, o belo, a felicidade, a doença, etc.
O projeto, alicerçado em “imagens cinematográficas”, embora se centre no cinema de animação, terá em conta outros géneros fílmicos, constituindo-se como percursor em Portugal porque articulará duas áreas que estão no âmago do ser humano, a Filosofia e o Cinema, valorizando a educação de olhar e de um pensamento crescentemente autónomos.

  1. Objetivos

 

-Desenvolver a autonomia do pensamento.
– Desenvolver capacidades mentais, como perguntas filosóficas, a partir da visualização de curtas metragens, sobretudo de animação, ou de fragmentos filmicos.
– Promover as competências de diálogo, respeito, tolerância através da criação de uma pequena comunidade de investigação.
– Enfatizar o professor enquanto mediador, numa comunidade investigativa e dialógica, que potencia o questionamento e a reflexão da criança em face ao mundo, aos outros e a si própria.
– Educar para valores universais.

2. (Alguns) Conteúdos/(Alguma) Filmografia
[Em reconstrução]

– Eu e os outros: a Amizade, o Amor, a Felicidade e o seu reverso: a Inimizade, a violência e o ódio.
– A liberdade e o livre-arbítrio: o Bem e o mal.
– O Tempo: o Envelhecimento, a Morte.
– O Corpo: a diferença e a doença.
– Animais humanos e animais não humanos.
– Duvidar e saber: a verdade e a mentira.
– A Arte e o sentido da vida.

 

Animando, Marcos Magalhães, Brasil, 1982, 14’34’’
História Trágica com final Feliz, Regina Pessoa, Portugal, 2005, 8’
A Maior flor do Mundo, Juan Pablo Etcheverry, Espanha, 2006, 9’46’’
El Empleo, Santiago Bou Grasso, Argentina, 2008, 7′
Kali, O Pequeno Vampiro, Regina Pessoa, Portugal, 2012, 9’20’’
Surpresa, Paulo Patrício, Portugal, 2016, 8’40’’
Pronto, era assim, Joana Nogueira, Patrícia Rodrigues, Portugal, 2016,13’

3. (Alguma) Bibliografia

Cerqueira, Elsa, O olhar fílmico na construção do pensamento dos alunos. As Artes na Educação, Intervenção, Chaves, 2014.
Gaio, António (Org.), História do cinema Português de Animação. Contributos. Nascente. Porto 2001.
Gardies, René (Org.). Compreender o Cinema e as Imagens, Lisboa, Edições Texto & Grafia, 2008.
Grilo, João Mário, As lições do Cinema. Manual de Filmologia, Edições Colibri/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2007.
Lenoir, Frédéric, Filosofiar e Meditar com as Crianças. Lisboa, Arena. 2017.
Lopes, Mariana, Saque Cibele, O mistério do quarto escuro, a história do cinema contada às crianças, Cine-Clube de Avanca 2016.

4. Duração

1 hora semanal. Todas as quintas-feiras das 11 às 12 horas.

 

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Nota Marginal Um: Este é um projeto apaixonante e à medida que está a ser implementado, os conteúdos, a filmografia, as estratégias, as “brincadeiras “sérias”, estão a ser revistos e aprofundados. Um projeto enclausurado e fechado à mudança seria autocontraditório e um mau projeto. Adoro estes miúdos e esta escolinha!

Nota Marginal Dois: Um desmesurado agradecimento aos realizadores que, autorizando a exibição das suas curtas, tornaram possível este projeto.

Nota Marginal Três: Volvidos vários anos de prática em sessões de FcCpC, de aprofundamento da teoria, da partilha e cumplicidade com especialistas quer em cinema de animação, quer em filosofia para/com crianças, considero este documento inicial um primeiro “storyboard verbal” ou mental.

Nota Marginal Quatro: Os materiais teóricos, práticos, teórico-práticos que testemunham a dinâmica processual  mencionada no ponto precedente serão incluídos neste blogue, mas lenta..mente.  Não se trata de criar  “suspense”, mas de “ter” 382 alunos na Escola Secundária de Amarante , escrever uma tese, coordenar o Plano Nacional de Cinema, entre outros compromissos e/ou projetos.

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